top of page
fossa_septica.jpg

FOSSA SÉPTICA

FOSSA SÉPTICA

Fossa séptica consiste num recinto fechado e enterrado no subterrâneo para a depuração de compostos residuais domésticos (sólidos e líquidos), fazendo parte do sistema de tratamento de esgoto sanitário da maioria das residências.

As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico as quais são feitas com os anéis de concreto para a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto. As fossas sépticas, são uma benfeitoria complementar e necessária às moradias, elas são fundamentais no combate a doenças, verminoses e endemias (como a cólera), pois evitam o lançamentos dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascente ou mesmo na superfície do solo.

 

KIT-FOSSA-SEPTICA-1-2Atualizado-1.png

O seu uso é essencial para a melhoria das condições de higiene das populações. Esse tipo de fossa nada mais é que um tanque de anéis de concreto enterrado, que recebe os esgotos(dejetos e água servidas), retém a parte sólida e inicia o processo biológico de purificação da parte líquida (anel sumidouro).

 

Mas é preciso que esses efluentes sejam filtrados (anel filtro biodigestor anaeróbico) no solo para completar o processo biológico de purificação e eliminar o risco de contaminação. A fossa é dimensionada em função de um consumo médio de 200 litros de água por pessoa, por dia. Porém sua capacidade nunca deve ser inferior a 1000 litros. As fossas sépticas são feitas pré-moldadas com anéis de concreto; Para funcionar bem, elas devem ter as seguintes dimensões:

DADOS FOSSA.png

Fossas sépticas não devem ficar muito perto das moradias (para evitar mau cheiro) nem muito longe (para evitar tubulações muito longas). A distância média recomendada é de 4 metros.
Elas devem ser construídas do lado do banheiro, para evitar curvas nas canalizações. Também devem ficar num nível mais baixo do terreno e longe de poços ou de qualquer outra fonte de captação de água (no mínimo 30 metros de distância), para evitar contaminações, no caso de eventual vazamento.


 

A execução desse tipo de fossa séptica começa pela escavação do buraco onde a fossa vai ficar enterrada no terreno. O fundo do buraco deve ser compactado, nivelado para colocação do fundo (tampa) ou pode fazer uma camada de concreto magro de 5cm de espesura. A fossa séptica circular com anel de concreto, é a que apresenta maior estabilidade, utiliza-se na entrada e na saída, Três de PVC de 90 graus de diâmetro 100mm.

FOSSA

fossa.png

A Fossa Séptica é o primeiro tanque do conjunto séptico. A fossaconsite em um tanque de decantação e digestão de fluxo horizontal e contínuo, destinado ao tratamento dos esgotos sanitários a nível primário, onde separa os sólidos dos líquidos, com a retenção da matéria orgânica contida nos esgotos, transformando-os, bioquimicamente, em substancias e compostos mais simples e estáveis.

FILTRO ANAERÓBIO

O filtro anaeróbio consiste em um reator biológico onde o efluente recebido da fossa é depurado por meio de microorganismos anaeróbios, dispersos ao sumidouro. A execução do filtro é da mesma da fossa, porem com uma laje perfurada entre os ultimos anéis da superficie, o mesmo deve ficar em nivel mais baixo da fossa com a mesma tubulação entre a fossa e o sumidouro.

SUMIDOURO

fossa_filtro.png
sumidouro.png

O sumidouro é um poço sem laje de fundo que permite a penetração do efluente da fossa séptica no solo. O diâmetro e a profundidade dos sumidouros dependem da quantidade de efluentes e do tipo de solo. Mas, não deve ter menos de 1m de diâmetro e mais de 3m de profundidade, para simplificar a construção. Os sumidouros podem ser feitos com anéis de concreto.
 

A JM PRÉ MOLDADOS segue todos os parâmetros exigidos nas ABNT’s NBR 7229/93 e NBR 13969/97 para a fabricação de seus tanques para Fossa Séptica como:

- Materiais resistentes aos compostos químicos presentes no esgoto;

- Material com alta resistência mecânica, obtendo uma resiliência apropriada para a finalidade do tanque, visto que o concreto resiste bem as intempéries do tempo;

- Inspeções das tampas com diâmetro de ø 60 cm para que seja feita a inspeção da tubulação de entrada e saída da fossa;

- Furo na tampa para a saída do tubo lodo, utilizado para a limpeza da fossa;

- Medidas iniciais para atenderem o limite de 1000 litros exigidos por norma.

- Todas as medidas comerciais são medidas internas dos tanques, ou seja, o volume útil (espaço livre para a disposição do esgoto) não considera a paredes do tanque.

Além de tudo isso, adquirindo sua Fossa Séptica na JM PRÉ MOLDADOS, você recebe um croqui de instalação do sistema, orientações técnicas para o dia da montagem e para a correta impermeabilização do tanque. A nossa equipe está sempre à disposição, nos importamos com a sua obra.

 

Para saber mais, entre em contato com nosso setor de vendas CLICANDO ABAIXO.

fundo-de-textura-de-parede-branca-de-concreto-em-branco_1017-15560.jpg

SOLICITE SEU ORÇAMENTO!

  • Whatsapp
logo.png
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
Venha nos visitar

Rod. do Sol, 2202 - Santa Mônica, Guarapari - Espírito Santo, 29221-000

Atendimento

© 2023 Por JM Pré-Moldados - Orgulhosamente Criado por Creis Consultoria

bottom of page